Inscrições - Enem 2011 - Online (Internet)Inscrições Enem 2011 Online Pela Internet: As inscrições para o Enem 2011 – Exame Nacional do Ensino Médio 2011 terão início a partir do dia 23/05/2011. O período de inscrição prossegue até o dia 10/06/2011, quando se encerrarão às 23h59min. Podem se inscrever para o Enem 2011 todo estudante jovem ou adulto que pretenda concorrer das vagas do SiSU 2011 – Sistema de Seleção Unificada do MEC que dão direito a vagas em universidades federais e instituições de ensino participantes. Também aqueles que pretendem utilizar a nota do Enem 2011 para obter o certificado de conclusão do ensino médio. Fazer Inscrição - Enem 2011Os inscritos no Enem que efetuarem a prova e obtiverem média específica podem ainda concorrer ao financiamento das mensalidades de faculdades particulares através do FIES 2012 ou a uma bolsa de estudos nessas instituições através do PROUNI.Para fazer a inscrição no Enem 2011 é necessário CPF e RG. As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet através do site do Enem que está hospedado no portal do INEP no endereço: Inscrições aqui: www.enem.inep.gov.br Dúvidas FrequentesDATAS1 - Quando serão feitas as inscrições para o Enem 2011?Das 10h do dia 23 de maio até 23h59 do dia 10 de junho, observado o horário oficial de Brasília-DF. 2 - Quando será a aplicação das provas do Enem 2011?Nos dias 22 e 23 de outubro de 2011, com início às 13h, horário oficial de Brasília-DF, em todas as unidades da Federação. INSCRIÇÕES3 - Qual o valor da taxa de inscrição?Para os inscritos pagantes a taxa é de R$ 35,00 (trinta e cinco reais). Ela deverá ser paga por meio de GRU simples (boleto), gerado no ato de inscrição. O boleto pode ser reimpresso durante todo o período de inscrições, e deve ser pago até o dia 13/06. Caso contrário, a inscrição não será efetivada. 4 - Quem está isento do pagamento da taxa?Todos aqueles que estiverem concluindo o ensino médio em 2011 em escola pública são automaticamente isentos. Nos demais casos, o participante pode pleitear isenção de taxa declarando-se pertencente a família de baixa renda. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser solicitado por meio do sistema de inscrição. APLICAÇÃO DA PROVA12 - Como serão as provas do Enem 2011?Serão quatro provas objetivas, contendo, cada uma, 45 questões de múltipla escolha, e uma redação. As provas objetivas e a redação avaliarão:
13 - Quando será cada prova e qual sua duração?No primeiro dia, sábado, de provas serão realizadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. No segundo dia, domingo, serão realizadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização do aplicador. Para outras dúvidas, clique em: http://www.enem.inep.gov.br/ | |||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
25 maio 2011
15 maio 2011
HAMMOND GROOVES
O “Organ Trio” HAMMOND GROOVES, assim chamado por integrar Guitarra, Bateria e o Órgão Hammond, traz um estilo diferente de Soul/Jazz e Bossa/Jazz aos palcos brasileiros. O Hammond é um instrumento musical peculiar que se destaca no projeto fazendo também os baixos da banda. O Formato ficou conhecido através de artistas e suas composições inclusas no repertório do “Hammond Grooves”; como os norte-americanos Jimmy Smith, Lonnie, Smith, Grant Green, Wes Montgomery, o pernambucano Walter Wanderley entre outros. Liderado por Daniel Latorre ao órgão Hammond o trio inclui Wagner Vasconcelos na Bateria e o guitarrista e apresentador Daniel Daibem.
24 abril 2011
16 abril 2011
Ser ou não Ser: Os Limites da Loucura e da Razão
A partir da história de uma mulher esquizofrênica que viveu mais de 20 anos em um lixão, Viviane Mosé mostra como a filosofia e a civilização separam a razão da loucura
Esperança, do Verbo Esperançar!
Quando o filósofo Mario Sérgio Cortella fala, não há muito mais o que se acrescentar! Então transcrevo abaixo, na íntegra, o texto "A resignação como cumplicidade" que é tão incisivo em tentar despertar nosso sentimento de responsabilidade.
O escritor suíço Denis de Rougemont, um arguto defensor da unidade européia e, especialmente, um estudioso da ocidentalidade, disse algo (em meados do século passado) que inspirou discursos conhecidos de muitos políticos: "A decadência de uma sociedade começa quando o homem pergunta a si próprio: ‘O que irá acontecer?’, em vez de inquirir: ‘O que posso fazer?’".
A decadência (seja ela na sociedade mais ampla, seja em quaisquer instâncias, como família, trabalho, política etc.) principia quando o imperativo ético da ação é substituído pela acomodação e pela espera desalentada, isto é, quando se abre mão do dever que emana da liberdade e exige, para ser exatamente livre, uma intervenção consciente. Isso é lembrado em razão de um sorrateiro entorpecimento que acomete a muitos, aniquilando pouco a pouco a capacidade de reagir e de apontar como fora de lugar muitas coisas que parecem encaixar-se, sem arestas, na vida cotidiana e que precisam ser fortemente rejeitadas, de modo que esta não dê lugar ao abatimento que apenas aguarda, em vez de buscar provocar resultados.
Estamos nos acostumando —com rapidez e sem resistência ativa— com alguns desvios que parecem fatais e inexoravelmente presentes, como se fizessem "parte da vida": violência, desemprego, fome, corrupção e outros. É a prostração como hábito! E o conveniente pesar estampado no rosto e nas palavras para disfarçar uma simulada impotência individual mas que, no fundo, é expressão de um egonarcisismo indiretamente conivente. Tão confortável assim pensar... Lembre-se, então, de Fernando Pessoa, para o qual "na véspera de não partir nunca, ao menos não há que arrumar malas".
Pode-se argumentar que, felizmente ainda há muita esperança. Mas, como insistia o inesquecível Paulo Freire, não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Aliás, uma das coisas mais perniciosas que temos neste momento é o apodrecimento da esperança; em várias situações, as pessoas acham que não há mais jeito, que não há alternativa, que a vida é assim mesmo... Violência? O que posso fazer? Espero que termine... Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam... Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam... Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem... Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo. E, se há algo que Paulo Freire fez o tempo todo, foi incendiar a nossa urgência de esperanças.
Seria possível também usar aqui palavras como desalento, desânimo ou até covardia tolerante. Júlio Cortázar, o argentino que deu novos contornos à prosa latino-americana dos anos 60 em diante, afirmava que "a covardia tende a projetar nos outros a responsabilidade que não se aceita". Ou, pensado de outra forma, visite-se o romancista francês Jules Renard, com sua obra permeada por ironias cruéis (uma delas, aqui representada em 1957 por Cacilda Becker com o nome de "Pega-Fogo"): "Dando ouvidos apenas à sua coragem que nada lhe dizia, ele absteve-se de intervir".
Por isso resignar-se é, de forma contundente, concordar involuntariamente ou até ser cúmplice passivo. Melhor ficar com o vaticínio de André Destouches, compositor e diretor artístico da Ópera de Paris no reinado de Luís 15; o músico, especializado em tragédias líricas (como as que muitos pensam estar vivendo), advertia que "os ausentes nunca têm razão".
Esse texto faz parte do livro de provocações filosóficas "Não Nascemos Prontos".
Em uma comunidade do orkut também achei essa citação "...Nossa tarefa no mundo é Mandelar, MadreTerezadeCalcutear, ZumbidosPalmeirear, ChicoXavierar, ou seja, transformar em verbo os grandes homens e mulheres que lutaram contra qualquer forma de discriminação"
Erica Fernandes
Assinar:
Postagens (Atom)