11 junho 2014





          E.E. Profº Gilberto de Carvalho
          GESTÃO DE CONVIVÊNCIA

Para que o trabalho da equipe escolar seja harmonioso, coerente e atinja os objetivos propostos, é de suma importância seguir as regras de convivência:

  •  O professor é modelo e exemplo a ser seguido.É importante usar vocabulário adequado, tomando cuidado com o tratamento e linguagem dadas aos alunos.  (Estatuto da criança e do adolescente);
  • Respeitar o horário de entrada e saída (horários de aulas e ATPCs);
  • Professores não demorarem nas trocas de aulas;
  • Professores devem comunicar  com antecedência sua falta. Preencher sua requisição de abonada ou justificada no dia seguinte;
  • Assinar o livro ponto na ENTRADA do seu horário;
  • Falta dia ou hora com atestado médico , entregar o atestado médico no 1º dia subseqüente;
  • Não mandar aluno para fora da sala. O professor é responsável pela disciplina do aluno na classe;
  • Encaminhar para direção casos extremamente graves de indisciplina somente  após encaminhar ao inspetor;
  • Solicitar convocação dos pais em dias que o professor possa atender os mesmos;
  • O professor deve trajar-se adequadamente  e usar  o avental;
  • Não de ausentar da sala de aula sem necessidade e  nem  demorar  para  se dirigir a mesma.
  • Levar todo material necessário, ver com antecedência;
  • Devolver todos os trabalhos dos alunos, não deixar materiais em cima dos armários na sala dos professores (Prazo de 5 dias) ;
  • Colaborar na conservação das salas de aulas, deixar a lousa limpa para o próximo professor e período, não deixar giz no aparador. Organizar carteira e cadeira  ao sair da sala;
  • As saídas dos alunos ao banheiro:    em caso especial;
  • Promover hábitos e atitudes de cooperação, solidariedade, socialização, respeito e  comprometimento (Saudações, cumprimentos, agradecimentos, e cordialidade);
  • Indicação do aluno com maior índice de rendimentos e menor número de faltas por sala (premiação a ser definida pelo conselho) Para o dia do conselho;
  • Proibir terminantemente o uso de baralho, dominó, celulares, walk-men (decreto52. 625 de 15/01/2008);
  • Proibido comer qualquer tipo de alimento em sala de aula;
  • Professor manter a mesma linguagem, orientada pela equipe escolar/SEE/SP;
  • Considerar/avaliar as atividades desenvolvidas pelo professor eventual quando da sua falta;
  • Livros didáticos, responsabilidade do professor;
  • Secretaria e cozinha – entrada restrita;
  • Caderno de ocorrência por série com inspetor de alunos e somente em casos graves;
  • Os diários de classe deverão permanecer na escola, registrado diariamente . Será  vistado no final de cada  bimestre pela Direção ;
  • Obedecer ao calendário escolar, aulas previstas /aulas dadas.


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